Saúde divulga programação da campanha setembro amarelo "A Vida é a melhor escolha!"

  • A abertura oficial do evento ocorre na quinta-feira (1º), às 13h30min, no Centro Municipal de Cultura

    Assunto: Saúde  |   Publicado em: 29/08/2022 às 15:02   |   Imprimir

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Santo Ângelo, com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Cidadania e da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (CMM), promove ao longo do mês de setembro uma série de ações e eventos voltados à conscientização e combate ao suicídio, sob o tema “A vida é a melhor escolha!”.

A abertura oficial do evento ocorre na quinta-feira (1º), às 13h30min, no Centro Municipal de Cultura, seguida de palestra com o médico psiquiatra Dr. Antônio Carlos Belinaso, psiquiatra do CAPS II, que realizará capacitação com as equipes de Saúde da SMS, além de ministrar palestra sobre "Suicídio: Riscos e Intervenções".

O SETEMBRO AMARELO

O Setembro Amarelo é uma campanha idealizada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM) para conscientizar sobre a prevenção do suicídio, buscando alertar a população a respeito da realidade da prática no Brasil e no mundo.

Falar sobre o Setembro Amarelo é, na verdade, abordar uma série de questões. Em especial, com relação à saúde mental, que influencia o comportamento e ações das pessoas, mas ainda é um tabu em alguns cenários.

A campanha visa reverter essa realidade para que os aspectos psicológicos recebam sua devida importância e atenção.

PROGRAMAÇÃO

6 de setembro

Na terça-feira (06), às 14h, na ESF Garibaldi Carrera Machado (Indubras), ocorre atividade física de relaxamento promovida pelo fisioterapeuta Daniel Soares Mello da Clínica Sarturi, empresa parceira do Setembro Amarelo. Às 14h30min, ocorre a dramatização sobre o tema "Suicídio: Rompendo o Silêncio", por meio da coordenadora da CMM, enfermeira Jaqueline Possebon, e agentes comunitárias de Saúde.

11 de setembro

No domingo (11), às 11h, durante o "Brique da Praça", na Praça Leônidas Ribas, ocorre a "Mateada pela Vida", organizada pelo CAPS II e Hospital Santo Ângelo (HSA).

13 de setembro

Na terça-feira (13), às 13h30min, no CRAS do Centro Social Urbano, no bairro Pippi, ocorre a Roda de Conversa sobre o tema "Suicídio e Doenças Mentais", conduzida pela psicóloga da CMM, Cristiane Richter.

15 de setembro

Na quinta-feira (15), às 7h30min, na UBS Dr. Ernesto Nascimento Sobrinho (Rua Borges de Medeiros, 289), será realizada a Roda de Conversa "Pela valorização da Vida: depressão e ansiedade pós-pandemia", ministrada pela psicóloga Fátima Silveira e pelo médico Sérgio Luiz Scherbaum. O mesmo evento será realizado no turno da tarde, às 14h, na Escola Mathilde Ribas Martins no CAIC/Cohab.

22 de setembro

Na quinta-feira (22), às 14h, na UBS Haller, ocorre a dramatização sobre o tema "Suicídio: Rompendo o Silêncio", por meio da coordenadora da CMM, enfermeira Jaqueline Possebon, e agentes comunitárias de Saúde. Às 14h30min, ocorre a Roda de Conversa "Pela valorização da Vida: depressão e ansiedade pós-pandemia", ministrada pela psicóloga Fátima Silveira.

23 de setembro

Na sexta-feira (23), às 13h30min, no CRAS do bairro Sepé, ocorre a Roda de Conversa "Suicídio e Doenças Mentais: Algumas Considerações", por meio da psicóloga Cristiane Richter.

29 de setembro

Na quinta-feira (29), às 13h30min, na UBS Subuski, ocorre a dramatização sobre o tema "Suicídio: Rompendo o Silêncio", por meio da coordenadora da CMM, enfermeira Jaqueline Possebon, e agentes comunitárias de Saúde. Além de atividade física de relaxamento promovida pelo fisioterapeuta Daniel Soares Mello da Clínica Sarturi, empresa parceira do Setembro Amarelo.

30 de setembro

Na sexta-feira (30), às 13h30min, no CTG da Linha Caimento, na Colônia Municipal, ocorre o encerramento do Setembro Amarelo, com a Roda de Conversa "Suicídio e Doenças Mentais: Algumas Considerações", por meio da psicóloga Cristiane Richter.

Texto/Arte: Rodrigo Bergsleithner